Hoje foi dia de palestra no PET! Com o tema Direito à comunicação e democratização da comunicação, a palestra foi ministrada pelo ex-petiano Luiz Felipe Ferreira Stevanim. Doutor em Comunicação pela UFRJ, Luiz Felipe Stevanim é Tecnologista em Saúde Pública (Especialidade: Comunicação) na Fundação Oswaldo Cruz, onde exerce a função de jornalista no Programa Radis – Comunicação e Saúde, vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). Recentemente, defendeu a sua tese pela UFRJ: “A luta pela comunicação democrática: atores, concepções e práticas do movimento pela democratização da comunicação no Brasil”.
Um dos objetivos da palestra foi debater o que significa o direito a comunicação e o que é a democratização da comunicação, pois, segundo Luiz Felipe, não são direitos dados e esses conceitos não estão claros. São, de acordo com ele, conceitos em disputa. Um dos pontos de partida da conversa foi a apresentação de diversas interpretações para esses conceitos e foi feita uma contextualização história em torno do surgimento deles.
Através de vários autores, a palestra passou por assuntos diversos, como a monopolização da informação, a privacidade de dados nos meios digitais, a participação das minorias no fazer comunicação e a importância dos movimentos estudantis nesse cenário.
Debater esse tema, principalmente durante a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, é importante para mostrar que esse assunto deve ser ampliado para além do ambiente acadêmico e deve chegar a toda população, pois, para Luiz Felipe, “a comunicação, ela não diz somente a quem é profissional da comunicação. Ela diz respeito a todos os cidadãos. Ela é um direito humano inalienável.”
Luiz Felipe Ferreira Stevanim