O semestre começou com palestra no PET! O ex-petiano Marco Túlio de Sousa inaugurou nossa nova salinha com uma conversa sobre Mídia e Religião. Marco é doutorando em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Comunicação Social (Jornalismo) aqui na UFJF.
A palestra introduziu o tema com um histórico da relação entre mídia e religião no Ocidente, passando pelas fase da oralidade e a visualidade nos primeiros séculos do cristianismo; da Reforma Protestante e da prensa de Gutemberg; da igreja eletrônica e da explosão gospel e a religiosidade digital.
Segundo Marco Túlio, no Brasil o fenômeno da igreja eletrônica foi visto com forte crítica pela imprensa, principalmente pela questão financeira e de concorrência. A partir do exemplo de uma reportagem feita pela rede Globo, Marco comentou que: “a Globo, principalmente nas década de 60 e 70, época que a Universal (que chegou no brasil em 77) e essas outras igrejas, a Igreja do Evangelho Quadrangular e a Brasil para Cristo, começam a se inserir na mídia e a mostrar um certo perigo à Globo. A Globo já começa a enxergar elas como eventuais concorrentes.”