Palestra: Direito à comunicação e democratização da comunicação

Hoje foi dia de palestra no PET! Com o tema Direito à comunicação e democratização da comunicação, a palestra foi  ministrada pelo ex-petiano Luiz Felipe Ferreira Stevanim. Doutor em Comunicação pela UFRJ, Luiz Felipe Stevanim é Tecnologista em Saúde Pública (Especialidade: Comunicação) na Fundação Oswaldo Cruz, onde exerce a função de jornalista no Programa Radis – Comunicação e Saúde, vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). Recentemente, defendeu a sua tese pela UFRJ: “A luta pela comunicação democrática: atores, concepções e práticas do movimento pela democratização da comunicação no Brasil”.

Um dos objetivos da palestra foi debater o que significa o direito a comunicação e o que é a democratização da comunicação, pois, segundo Luiz Felipe, não são direitos dados e esses conceitos não estão claros. São, de acordo com ele, conceitos em disputa. Um dos pontos de partida da conversa foi a apresentação de diversas interpretações para esses conceitos e foi feita uma contextualização história em torno do surgimento deles.

Através de vários autores, a palestra passou por assuntos diversos, como a monopolização da informação, a privacidade de dados nos meios digitais, a participação das minorias no fazer comunicação e a importância dos movimentos estudantis nesse cenário.

Debater esse tema, principalmente durante a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, é importante para mostrar que esse assunto deve ser ampliado para além do ambiente acadêmico e deve chegar a toda população, pois, para Luiz Felipe, “a comunicação, ela não diz somente a quem é profissional da comunicação. Ela diz respeito a todos os cidadãos. Ela é um direito humano inalienável.”

1 Comments

  1. Luiz Felipe Ferreira Stevanim

    Responder

    Queridos amigos do PET, foi uma alegria estar com vocês! Espero poder manter esse contato, que para mim foi enriquecedor. um abraço!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.