Módulo Comunicação e Psicanálise 2017.2

Quinta-feira, de 16h30 as 18h00, nos encontramos na salinha do PET para o módulo do Prof. Potiguara Silveira, aberto para todos da UFJF. Toda semana um texto proposto pelo Poti é apresentado por um dos alunos, gerando participação e engajamento. O módulo tem como tema a união do inteligível, ligado ao racional e à inteligência, com o sensível, da sensorialidade e da sensualidade. Esse assunto é abordado junto com o estudo da psicanálise e da arte e busca mostrar como a arte pode ser uma linguagem para entender a forma sensível do ser humano se expressar.

  • Há continuidade entre o inteligível e o sensível. E mais, há uma homogeneidade de base do inteligível e do sensível. (Magno [1995], 61s)
  • Pensar a produção do conhecimento mediante a ideia de Formações do Haver e especificamente a de Transa das Formações. A resultante de uma transa de formações é o que podemos chamar de conhecimento.
  • Entender tudo que há como uma imensa rede de emergências, na qual se constituem polos (com uma região focal e uma infinita região franjal), e ocorrem transas entre formações independentemente das focalizações e recortes discursivamente produzidos.
  • Módulo inserido na linha “Comunicação, Estética e Psicanálise” (PPGCOM/UFJF) e orientado pelas perspectivas de investigação apresentadas pela Nova Psicanálise: a teoria polar das formações e as teorias do conhecimento, da arte total, da flecha cultural, das tecnologias mentais, das vinculações basais (pessoais e sociais). Suas pesquisas visam às categorias, postulados, observações e focos próprios que o campo da Comunicação pode propor ao entendimento dos acontecimentos e dos modos de existir das pessoas.

Referências

ECO, Umberto. [1963] O problema da definição geral da arte. In: A Definição da Arte. Rio de Janeiro: Elfos. Lisboa: Edições 70, 1995.

FREUD, Sigmund. [1915] O Inconsciente.

MAGNO, MD. [ 1995] Arte e Psicanálise: Estética e Clínica Geral. 2ed. RJ: NovaMente, 2008.

SILVEIRA Jr., Potiguara Mendes da. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação. Revista Observatório: vol. 1 no. 2, set-out, 2015.

VALVERDE, Monclar. Pequena Estética da Comunicação. Salvador. Arcadia, 2017.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.