Download | iTunes | Feed | Android | Stitcher
No episódio de hoje, debatemos com o professor de história Fernando Pelatto sobre o tema “Ditadura militar em Juiz de Fora.” A cidade teve um papel central nesse contexto histórico, uma vez que as tropas militares do golpe marcharam a partir dela. Hoje, existe uma Comissão Municipal da Verdade na cidade, que procura desvendar esse período. O professor nos contou um pouco mais sobre a história desse momento e sobre o papel das Comissões da Verdade no papel de recuperação histórica.
Ficha técnica:
Locução e produção: Isabella Gonçalves
Edição: Pedro Augusto Figueiredo
Roteiro: Christinny Garibaldi
Jornalismo: Ana Livia Faria
Orientação do PET Cast: Letícia Perani
Orientação do PET Facom: Francisco Pimenta
Financiamento Coletivo – O PET Facom vai pra Brasília!
Rememorar para não repetir jamais. É diante dessa ideia de aprendizado que diversos municípios pelo Brasil criaram suas Comissões da Verdade. Juiz de Fora é um deles. E é essencial que a cidade faça esse trabalho, visto que foi marchando daqui que o General Olympio Mourão Filho partiu para o Rio de Janeiro, dando início assim ao Golpe Civil Militar de 1964.
Em 2015, o relatório produzido pela Comissão Municipal da Verdade, se transformou no livro “Memórias da Repressão – Relatório da Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora”. São 37 depoimentos daqueles que sofreram repressão na época, além de documentos que comprovam as memórias relatadas.
Mas há pessoas que acreditam que o resgate dessa memória pode ser usado não como uma possibilidade de restituição àqueles que sofreram com o golpe, mas sim como revanchismo. A respeito desses discursos e sobre os reflexos de uma época, o PET Cast recebeu o professor e coordenador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS) da UFJF, Fernando Perlatto.
Ainda que já tenham sido completados 53 anos desde de o Golpe, muitas informações novas ainda são encontradas até hoje. Escuta o episódio de hoje. Quem sabe você também não descobre algo novo?
Links:
Relatório/Livro da Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora